top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeDanse Coreografias para Eventos

Curiosidades sobre o Tradicional Baile de Debutantes!

Existem várias histórias que contam como surgiu a tradição de realizar a festa de 15 anos. Versões europeias, latinas e indígenas, por exemplo. Mesmo as versões sendo diferentes, todas giram em torno da ideia de que esse momento seja considerado um ritual de passagem da infância para a vida adulta. Costumes como receber o anel de debutante, a troca de sapato, a troca de vestido, assim como a valsa, são simbologias que representam esse ritual.

O baile de debutante é uma tradição antiga, pois nessa época era a partir dos 15 anos de idade que as meninas frequentavam reuniões sociais, tinham permissão para usar roupas mais adultas e até mesmo casar.

O baile foi se propagando pelo mundo e se tornando uma festa realizada até hoje.

Com o passar dos anos o tradicional baile de debutante foi se distanciando dos significados originais dessas simbologias. Atualmente a festa é planejada pensando em ser um momento de celebração e alegria com pessoas que amamos. Alguns reproduzem os costumes tradicionais outros preferem um estilo mais moderno, mas o mais importante é ser um momento que seja especial e a cara da aniversariante.



 

Significado da algumas tradições!


- 15 casais ou 15 damas: No momento da Valsa, os casais ou as damas se posicionam em torno da aniversariante segurando uma vela. Conforme a dança acontece, as velas vão sendo apagadas pela aniversariante, representando simbolicamente o fim dos anos que passaram e a entrada na vida adulta.




- Troca ou passagem da boneca: A troca da boneca por um buquê de flores é mais uma forma de representar a nova fase na vida da aniversariante - a infância sendo deixada para trás e o início da vida adulta. O ritual de passagem é realizado antes da valsa, onde uma

menina mais nova vai em direção à aniversariante e faz a troca da boneca pelas flores.







2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page